sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

TRISTE ESPETÁCULO.

Quinta feira passada foi o Xixo, Secretário de Obras do Muncípio, para quem tiro meu chapéu, pois o considero um dos poucos secretário municipais que, ao menos ao que parece, ser um profissional competentíssimo e que, só não faz mais porque fica limitado as vontades e interesses que envolvem a administração municipal.
Ontem foi a vez do Secretário de Finanças, Adelço Bruher, que apresentou a prestação de contas do município referente ao último trimestre de 2008 aos senhores vereadores.
Uma prestação de contas bonitinha, cheio de gráficos, mas sem se aprofundar muito no assunto despesas. Tudo para inglês ver. Aliás, para quem está habituado com números (alguns afirmam que os números não mentem jamais, outros que, em contabilidade, números foram feitos para serem adequados à realidade), eles podem contar uma história ou outra, dependendo da vontade do freguês.
Mas o que realmente chamou a atenção quando da presença dos secretários foi a quantidade de pessoas presentes. Era de fazer inveja aos vereadores que, de casa cheia este ano, só viram no primeiro dia de trabalho do ano e, isso porque havia um sem número de pessoas manifestando o seu descontentamento.
Agora que a platéia não era heterogênea, ah isso não era mesmo. Exceto os mesmos de sempre, aqueles que acompanham de perto as sessões da Câmara, os demais faziam parte de uma casta de privilegiados: os ocupantes de cargos em confiança.
Assim de cada cinco pessoas presentes, quatro ocupam um desses cargos. Muitos deles, acredito que se fosse possível, ou estariam no aconchego do lar, ou então, em algum outro local batendo papo com os amigos. Mas, como o chefe precisa demonstrar força, alí estavam eles.
Aliás, cargo em confiança, moeda de troca política, é um dos grandes males do munic. Apesar de previsto constitucionalmente, é um meio de amarrar e calar a boca de muita gente, de causar dependência, sim dependência, pois fazer parte da trupe é um vício uma vez que, amolecem o couro da pessoa, sem falar que muitos ocupam esses cargos e nem sempre comparecem as repartições (exceto no dia de assinar o ponto).
É um espetáculo triste e deprimente vê-los todos lá sentadinhos, torcendo para que o patrão os vejam, lhes dê um aceno de mão, em uma demonstração de puxa saquismo fantástico.
Juro que não consigo entender o porque de tantos cargos em confiança em Itapeva. É gente demais na dependência de políticos, enquanto a maioria da população sofre para colocar comida através de sua força de trabalho na mesa de casa.
Não seria mais benéfico para o município se, ao invés de 1000 cargos em confiança, estes fossem 250, 300 (olha que é gente para dar com o pau)e, o restante do que é gasto com esse tipo de cargo fosse utilizado para criar frentes de trabalhos? Essas frentes de trabalho poderiam ajudar muitas pessoas e ajudariam a cidade. Uma troca justa para uma cidade onde, estar empregado, está se tornando uma raridade.
Assim, vamos lotar a Câmara Municipal sim, mas quando os assuntos forem sérios e não uma apresentação para gringo ver. Vamos lotar a Câmara exigindo a redução desses cargos e a criação de frentes de trabalho, aquelas mesmas frentes que foram cortadas no final do ano passado para poder manter esse sem números de cargos em confiança, todos beirando os seus 900 reais por mês.
E tenho dito, se você quer alguma coisa, dobre as mangas e vamos a luta, pois a luta justa da sociedade é a minha luta, também.

Nenhum comentário: