segunda-feira, 13 de abril de 2009

A ZONA RURAL ESTÁ ABANDONADA.











Em nossas andanças pela zona rural, eu e o Henrique, nos deparamos com problemas simples de serem resolvidos mas que infernizam a vida dos moradores da zona rural (Caputera, Amarela Velha, Cercadinho): a falta de manutenção das ruas dos bairros e a inoperância de postos de saúde.
Realmente, como podem ver pelas fotos acima, passado o período eleitoral, as ruas desses bairros estão abandonadas. Não se passa um máquina há muito tempo e, as ruas (se é que podemos chamar de ruas) estão intransitáveis. São valetas causadas pela erosão (algumas são verdadeiras crateras) que impedem o livre trânsito de veículos pelos bairros.
Daquela região da zona rural de Itapeva, o único bairro que parece estar sendo mantido em boas condições é o Guari. Aliás, é ali que se encontra a garagem da prefeitura (foto) e, portanto, é explicável estar em melhores condições, mas não justifica o abandono dos demais bairros.
Juro que não dá para entender a existência de uma garagem municipal, com máquinas, pedras e pedriscos, mas as ruas e estradas dos bairros naquele estado. O que está faltando para que os responsáveis tomem alguma providência? Vontade ou competência? Dinheiro ou poder?
Se for dinheiro- êta economia besta.
Se for boa vontade- panelaço na frente da prefeitura.
Se for competência - que se substituam os responsáveis.
Se for falta de poder - que na próxima não lhes seja mais concedido.

Somos nós os grandes responsáveis por tudo o que está acontecendo. Isso tudo é reflexo da má escolha, do voto trocado por um favorzinho qualquer, pois aquele que recebe um favor em época de eleição já teve seu pagamento. Isso tudo é reflexo do pensamento totalitário e egoista dos eleitos que, uma vez no poder, não mais se preocupam com a população. É culpa nossa termos dado a autorização para determinadas pessoas comandarem nosso futuro pelos próximos quatro anos e, não cobrarmos deles suas responsabilidades.
É passada a hora de revolucionar esta cidade, cobrando, exigindo e extirpnado da vida pública as pessoas cujo único interesse importante é o seu. Só assim, quem sabe um dia, encontremos alguém que se preocupe conosco e não apenas com a manutenção do poder.
Fica aqui uma sugestão para os senhores vereadores, secretários, prefeito e vice prefeito, levantem os bum buns das cadeiras e, ao menos uma vez por semana, visitem os bairros, conversem com os cidadãos, dêem a cara para bater quando necessário, mas resolvam os problemas que, na maioria das vezes, são de simples solução, pois assim estarã fazendo seu trabalho, trabalho que foram escolhidos para fazerem e pelo qual são remunerados por esses mesmos cidadãos que hoje estão abandonados a própria sorte.

Nenhum comentário: