sexta-feira, 26 de junho de 2009

ATÉ QUANDO?

O circo está chegando. Em setembro ele estará montado e, durante alguns dias, o povo se esquecerá de seus problemas. Ninguém se lembrará que faltam empregos, segurança, saúde, educação, saneamento básico, pavimentação de ruas (exceto daquelas onde algumas pessoas influentes possuem imóveis)e, porque não dizer, da falta do pão nosso de cada dia em suas mesas.
Durante alguns dias o povão vestirá a sua melhor "beca", pegará um kilo de alimento e poderá adentrar na arena para ver um animal se maltratado, assistir um showzinho para aplacar a ira sem se preocupar com o dia seguinte.
Não sou contra as festividades em comemoração ao aniversário de nossa cidade, sou contra a falta de bom senso em se promover um evento de propoções milionárias, enquanto as necessidades básicas da população ficam estagnadas.
Não seria melhor colocar os postos e saúde para funcionar ao invés de gastar contratando duplas milionárias? Não seria interessante investir na qualificação profissional de nossos trabalhadores ao invés de gastar os tubos para promover um evento que engordará a conta bancária de uma promotora de eventos? Não seria melhor investir na criação de um centro de treinamento esportivo reformando o abandonado Estádio Municipal, construindo-se ali um complexo com refeitório, vestiários, salão de exibição de videos para retirar das ruas nossas crianças e adolescentes e, quem sabe, revelando atletas para o mundo?
Em relação á essas coisas é que levando minha voz em sentido contrário ao programa "pão e circo" que se instalará em Itapeva no mês de Setembro com a injeção de dinheiro público (falam em verba federal de R$ 150.000,00 -daria ou não para reformar e construir o complexo acima citado?- mesmo que em parceria com a iniciativa privada, afinal voces acham que alguma coisa é feita de graça? De onde voce acham que vem essas doações?
Fico me perguntando até quando a sociedade permanecerá calada e estática vendo certas coisas, se divertindo durante uma semana e sofrendo no resto delas.
Até quando?

Nenhum comentário: