segunda-feira, 18 de maio de 2009

PARA AQUELES QUE PROCURARAM MINHA COLUNA E NÃO ENCONTRARAM NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA.








PARA QUE SERVE UMA CEI (CPI)?

Tenho pensado muito a esse respeito nos últimos dias, principalmente pelo fato da CEI das Gráficas estar chegando ao final.
No aguardo do relatório final, a única coisa certa é o fato de que, enquanto ela dura e as conclusões não são publicadas, sempre alguém sai ganhando alguma coisa. Pode ser um carguinho para um parente aqui, pode ser um aumento substancial para outro ali, ou então, pode até ser um presentinho a título de afago.
Como não poderia ser diferente, aqui, tanto quanto no resto do país, qualquer comissão parlamentar (especial) de inquérito, possui o dom de chegar á lugar algum. É a velha história do mundo político de se vender dificuldades, para se comprar facilidades.
A CEI das gráficas, apesar de, aparentemente, um ou outro de seus componentes jurarem de pés juntos que existem irregularidades sérias e que, o relatório será neste sentido, a falta da oitiva dos responsáveis pelo pagamento das notas frias e, no caso da CEI dos tatames, da antecipação do pagamento dos mesmos sem que, passado mais de um ano, tenham sido entregues, é de uma irresponsabilidade sem tamanho.
Se conclusas essas CEI’s sem essas oitivas, fica clara a quantidade de açúcar colocada nesta água. Não consigo entender o porque da proteção dada á certos secretários municipais. Parecem intocáveis, acima de qualquer suspeita. Aliás, se assim o são, então nada há para ser temido por parte de ninguém.
A grande verdade é que o cheiro da pizza já dá água na boca de algumas pessoas. Tanto é verdade que parece que ninguém mais se lembra que as CEI’s existem e, uma delas está sendo finalizada sem que, ao menos ao que parece, alguém venha a ser apontado como responsável (culpado só a justiça pode determinar).
Fica explicado o porque de tanta tranqüilidade por parte dos envolvidos. Fica explicado o porque esse tipo de investigação seja aqui, ou no resto do Brasil, é considerada uma investigação de faz de conta. Aquela que é instaurada para não apurar nada e, de preferência, deixar as coisas rolarem como sempre, impunemente.
Isso tudo acontece porque as pessoas responsáveis pelos atos ilícitos, tanto quanto os responsáveis por sua apuração contam com a memória curta do cidadão e, principalmente, com sua falta de informação e interesse pelas coisas públicas.
Enquanto essa mentalidade popular não mudar viveremos em um lugar onde sempre irá imperar a prepotência, a arrogância e o exercício descabido do poder. Enquanto o cidadão não despertar, enquanto ele não se envolver na vida pública de sua cidade, estado ou país, continuaremos a ter pessoas despreparadas e adeptas das facilidades que o exercício do poder trás consigo e, continuaremos a ouvir verdades como as proferidas pelo deputado gaúcho, Sérgio Moraes.
Tanto lá, quanto aqui, as pessoas que exercem o poder estão se lixando para a opinião pública.



PS: O Prefeito teve suas contas rejeitadas pelo TCE (TRIBUNAL DE CONTAS ESTADUAL) e devolveu-as para que a Câmara Municipal decida. Segundo a lei, o TCE averigua as contas e, encontrando irregularidades, aponta-as. Neste caso, ela volta para ser apreciada pela Câmara dos Vereadores que podem, concordar com o parecer daquele órgão, ou podem aprová-las.
Como pizza é um prato que quase todos gostam, é preciso ficar de olho, pois segundo um passarinho me contou, tem vereador que prtende faltar neste dia para que não se atinja os 2/3 necessários para reprovar as contas públicas de 2006.

Nenhum comentário: