segunda-feira, 18 de maio de 2009

AS TENTAÇÕES DA POLÍTICA.

Todos que ingressam na vida política sofrem das tentações que dela emanam. Alguns sucumbem, outros resistem, mas todos estão expostos aos pecados capitais.
É a tentação que o poder exerce, a tentação de meter as mãos no dinheiro publico, a tentação da libido, a tentação de levar vantagem, a tentação de nunca mais largar daquele lugarzinho ao sol e, por aí vai.
De outro lado existem as pessoas que dependem da política e que da mesma forma, estão expostas as tentações ofertadas. Assim, parece que basta uma boa conversa com o detentor do poder, negociar uma boa oferta e, pronto, quem era oposição vira situação.
Dizem que todos têm o seu preço.
Mentira!
Ainda existem pessoas que mantém intacta sua honestidade, sua honra e suas posições. Ainda existem pessoas que não se deixam levar para o lado negro da política, permanecendo à luz, mas a grande maioria que conheço, se ofertada uma vantagem, preferem permanecer naquela área cinzenta que abriga os demagogos, os crápulas, os sem opinião, os aproveitadores de plantão, os volúveis que, conforme toca a música, decidem valsar pelo salão, indo um pouco mais para a escuridão, bastando para isso alguns embargos auriculares por parte de quem detém o poder.
São pessoas que se negam, se contradizem, se vendem, bastando apenas acertar o melhor preço.
São pessoas mornas, que não são quentes, nem frias e, como diz o ditado serão vomitadas.
Em política, mais que em qualquer outro segmento, é preciso ter lado, seja ele qual for. É possível ficar pulando de galho em galho, mas um dia, um galho podre com aparência de forte, será o destino de muitos. Em política, a única forma de ser imune aos pecados capitais ou das tentações que dela emanam, é ser fiel, fiel aos seus princípios...se forem bons princípios.

Nenhum comentário: