domingo, 15 de março de 2009

MINHA MAIOR OBRA...

Estive fora por alguns dias, mas nem assim consegui me desligar das coisas que acontecem aqui na terrinha. Por outro lado, o descanso fez bem, pois pude clarear a mente e pensar com maior clareza em todo o escândalo político que mais uma vez lança uma mancha vergonhosa sobre Itapeva.
Se as coisas continuarem como estão, em breve seremos conhecidos como a cidade das CEI's. Uma CEI, assim como as CPI's, devem ser instauradas sempre que surjam fatos determinados que as tornem imprescindíveis para a apuração de irregularidades para com a coisa pública. Pois bem, se assim é, para se apurar todas as irregularidades em Itapeva, precisaríamos de uma CEI para cada uma das secretarias existentes, pois como diz o ditado: "onde há fumaça, há fogo".
Mas, ser conhecida como a cidade das CEI's, não seria demérito, ao contrário, seria motivo de orgulho uma vez que, demonstraria toda a vontade popular em passar essa cidade a limpo. Seria um início, um prenúncio, um aviso à todos que possuem pretensões políticas de que, aqui, não mais se permitirá que se aproveitem do poder e dos cofres públicos.
Essa malversação para com o dinheiro público é que nos insere como capital da regiãos da fome. É a confiança depositada nas pessoas erradas que fazem com que não consigamos camihar em busca do futuro através do trabalho, do investimento correto e necessário para dar melhor qualidade de vida para a população.
Sempre tive comigo que, a maior obrigação de um governante é dar saúde e educação com qualidade acima da média, pois um povo saudável e educado, conhecedores de seus direitos, jamais permitiria ser usado. E mais, um povo assim cuidado, buscaria em suas próprias forças, as razões para crescer e progredir, tanto financeiramente, como ser humano, afinal, qual a razão de nossa existência, que não aprender e crescer como seres humanos?
Porém, ao que parece muitos de nossos homens, hoje ditos públicos, não pensam dessa forma. Tudo bem, eles são eles, mas não mais podemos admitir que a cada governante que toma assento naquela cadeira do Paço Municipal, permita, admita ou seja conivente com todas as roubalheiras ocorridas sb a sua batuta.
Me espanta que, mesmo sob os olhos vigilantes da sociedade, algumas pessoas ainda se achem acima da dignidade e da moralidade que devem reger a vida pública e, se caham no direito de ofertar vantagens em troca de alguns favores. É assim que se constrói um déspota, é assim que se ensina aos novos que, desde cedo, ao ocuparem um posto de destaque e de poder, um vereador, por exemplo, devem, pensar somente em si, afinal, precisam cresacer na vida. É horrível pensar que esse é o motivo que move uma pessoa a disputar um pleito. É abominável, nojenta e asquerosa essa forma de pensar e fazer política.
Infelizmente, negociações estão em andamento para preparar o forno de pizzas, seja na CEI das notas, seja na recém instaurada CEI dos tatames. Aliás, esta última vai dar um trabalho danado para o vereador Margarido se ele estiver disposto a apurar tudo, tim tim por tim tim, pois ao seu lado estarão, nada mais nada menos que, um dos maiores defensores do prefeito e o debutante na vereança, Oziel que, devido aos recentes acontecimentos - a reunião do seu partido, na qual estava presente, com o prefeito, a casa deste - nem bem começou sua carreira e já se lança no lamaçal.
Já a CEI das notas, ao que tudo indica, dependerá muito do relator, Comeron. Será ele o homem que determinará os rumoas políticos de Itapeva pelas próximas gerações.
Mesmo com provas contundentes, alguns afirmarem que se trata de denuncismo infundado, é achar que todos somos palhaços, é muita cara de pau, é muita falta de bom senso. Está comprovado, seja pela CEI, seja pelo inquérito civil público das festas de aniversário da cidade, movido pelo Dr Hélio que, houve sim desvios de dinheiro público, restando saber quem foram os beneficiários.
Após tudo isso cheguei a uma triste conclusão que compartilho agora com vocês:

1- Em se tratando de política, temos que desconfiar sempre das promessas;
2- Desconfiar, também, de quem precisa bater no peito para se dizer honesto. A honestidade está nos atos e nunca nas palavras;
3- A maior parte dos políticos estão preocupados em encontrar um meio de fazer seu pé de meia. É por isso que valorizam o produto que tem nas maõs, assim podem vendê-lo pelo maior preço possível. Toda CEI têm seu preço e, quanto mais complexa maior seu valor;
4- Aquela frase do prefeito Cavani, quando questionado se não faria nenhuma obra que marcasse sua passagem pela Prefeitura, "MINHA MAIOR OBRA É CUIDAR DAS PESSOAS", hoje pode ser que tenha sido mau interpretada, pois, após todos os escândalos, ela teria uma colocação mais consistente se fosse: "MINHA MAIOR OBRA É CUIDAR DO MEU PESSOAL".
Cuidou tão bem que agora está colhendo o ônus dessa forma tacanha de fazer poítica.

Nenhum comentário: