segunda-feira, 27 de outubro de 2008

FELIZ POR FAZER PARTE DESSE BANDO DE LOUCOS!




CORINTHIANS : O RETORNO , ZERO.
Aquele choro comovido da minha gente em dezembro passado está vivo na minha memória.
O Corinthians, gravemente doente, estava na UTI. O diagnóstico era sabido : micróbios e vermes potentes lhe sugaram quase todo o sangue além de lhe roubar o dinheiro deixado pela torcida.
Adversários entusiasmados e "sem noção" fizeram festa, soltaram rojões, inventaram piadas. Alguns mais maldosos rogaram pragas e chegaram a crer na morte do gigante.
O normal seria o abatimento coletivo dos 18 milhões de torcedores.
O normal, para uma torcida qualquer. Mas essa gente vestiu a camisa que adora e saiu às ruas como que afrontando os adversários. Tudo em silêncio. Vários deles hastearam bandeiras em janelas, carros, praças, passarelas, pontes. Em passeata foram ao Hospital São Jorge.
O doente, pálido e alquebrado veio à janela. A multidão em coro, gritava uníssono : EU NUNCA VOU TE ABANDONAR, PORQUE EU TE AMO.
As televisões fizeram programas com psicólogos e filósofos numa tentativa de explicar aquilo. Em vão. Ainda vasculharam livros de política, religião e esportes a procura de algo semelhante. E nada!
Dias depois, aquela gente marca um novo encontro, desta vez no Pacaembu. As TVs esqueceram os outros clubes, as notícias importantes e colocaram dezenas de câmeras para bisbilhotar aquelas pessoas fanáticas.
Numa fração de segundos, eles começaram a pular abraçados e freneticamente, veio uma gritaria : AQUI TEM UM BANDO DE LOUCOS, LOUCOS POR TI CORINTHIANS.
O doente já melhorava porque sabia o que acontecia nas ruas. Já respirando sem aparelhos , volta à janela, tentando dar alguns passos. E a turma de verdadeiros amigos estava lá. E a gritaria foi de arrepiar: NÃO PÁRA...NÃO PÁRA...NÃO PÁRA.
Com essa manifestação de fidelidade e fé, o doente não parou de andar. Foi sentir o calor do norte, o frio do sul, visitou praias do nordeste, passeou pela planalto central e percorreu estradas paulistas.
Em cada canto do pais percebeu que ali havia um bando de loucos.
Aí os psicólogos e filósofos desistiram de vez. Aquele movimento era ímpar, próprio, inigualável, jamais visto na história do futebol.
Passados pouco mais de 10 meses, os médicos que previam internação por pelo menos 1 ano, deram liberdade ao gigante, mas ainda não têm explicação para aquela melhora. Também- - pudera - nenhum era corintiano.
EU VOLTEI, VOLTEI PARA FICAR...PORQUE AQUI É O MEU LUGAR... foi a cantoria do retorno. Mas como escrevi no título, retorno- zero, porque, de verdade, o corinthians não retornou, só tirou uma férias e nesse tempo, mudou o alfabeto para B...A...C...
O choro, desta vez, foi mais comovente. Os adversários se assustaram. Alguns malucos ( não loucos... porque loucos são só os fiéis alvinegros) que esperavam o pior para aquele doente, agora se entreolham boquiabertos. Estão pasmos. E aprenderam uma lição duradoura. Essa gente lá do Corinthians é diferente. Se acontecer uma doença com eles, sabem que a saída é só por outras vias, porque o bando de loucos não passa receita.
Eu, particularmente, vivi todos esses momentos e o meu Corinthians, sabe que tem muitos amigos do peito. Fiéis, abnegados, justos e exemplares. E como sabem chorar...

Osmar de Oliveira


COM O TEMPO APRENDI QUE EXISTEM APENAS DOIS TIPOS DE TORCEDORES: CORINTHIANOS E ANTI-CORINTHIANOS.
EU NASCI CORINTHIANO E ME ORGULHO DISSO, MAS NEM ASSIM CHEGUEI AOS PÉS DO MAIOR TORCEDOR DO TIMÃO QUE JÁ CONHECI, MEU FALECIDO PAI.
UM DIA, MEIO SEM QUERER, TIVE A FELIZ IDÉIA DE LAVÁ-LO PARA ASSISTIR UM JOGO DO CORINTHIANS E, ELE VOLTOU CONTAMINADO POR UM VIRÚS CHAMADO "CORINTHIANUS FIDELIS". DESSE DIA EM DIANTE, ENQUANTO SUA SAÚDE PERMITIU, MEU VELHO, MEU AMIGO, MEU PAI, NUNCA DEIXOU DE ASSISTIR UM JOGO SEQUER DO TIME DO SEU CORAÇÃO.
ESTA HOMENAGEM É PARA VOCÊ, PAI!

Nenhum comentário: