segunda-feira, 14 de junho de 2010

ITAPEVA, SEGURANÇA ZERO.





Já está ficando chato bater na mesma tecla, mas é impossivel ver as coisas acontecerem e ninguém, absolutamente ninguém, tomar providências quanto aos atos de vandalismo e a crescente criminalidade no centro de Itapeva aos finais de semana.
Sábado último, durante a madrugada, houve uma espécie de arrastão pelo centro, onde diversas lojas foram arrombadas e saqueadas. A gravidade da situação se acentua quando alguns desses marginais são detidos, pois todos são menores e, consequentemente, protegidos pela lei.
Já é passada a hora de se rever algumas coisas: diminuição da idade para a responsabilização penal e a revisão do ECA.
Como uma coisa leva a outra, as mudanças, se vierem a ocorrer, necessitam de outras medidas que o Estado já mostrou ser incompetente: a criação de centros de recuperações que respeitem o indivíduo.
Sob este aspecto, o Estado de São Paulo mantém, há anos, instituições que não recuperam ninguém e, já é tempo de mudar.
Uma pesquisa recente mostra que a segurança passou a ser o segundo item que mais trás preocupações à sociedade (em primeiro, como sempre, a saúde), mas mesmo assim o que vemos é um descaso para com isso.
Policiais mal pagos, infraestrutura investigativa e repressiva deficientes, equipamentos ultrapassados e uma legislação fraca agravam a cada dia a questão da falta de segurança da sociedade.
Enquanto isso não acontece, que tal todos os órgãos responsáveis pela segurança se unirem para diminuir o transtorno e os riscos para os comerciantes do centro que só ficam esperando ser a bola da vez.
Onde estão as câmeras de vigilância prometidas durante a última campanha para prefeito? Onde está a ACIAI que não toma uma posição? será que ela permanecerá aos pés do executivo municipal, ao invés de lutar pelos seus filiados?
Todos nós temos que pensar se já nãoe é chegada a hora de mudar, de analisarmos com maior critério quem são as pessoas que nós elegemos para nos governar e, qual o compromisso que essas pessoas assumem em relação a saúde, segurança, educação e transportes.
Pensem bem, pois depois pode ser que tenhamos que esperar mais quatro, ou oito anos, para poder mudar.
Respeitar as autoridades é uma coisa, ter medo de autoridades é outra e, é por isso que a criminalidade aumenta, pois bandido não respeita autoridade.

Nenhum comentário: