sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

COMO É FÁCIL DESVIAR DINHEIRO PÚBLICO.


As denúncias do comerciante Zé Bueno, dono da Gráfica Meridional, a respeito do esquema de notas frias para serem sacadas no caixa da Prefeitura trás a tona a facilidade que existe em se lesar os cofres públicos.
Mais que um caso isolado, parece ser apenas a ponta do novelo que´deverá ser desenrolado se as apurações forem sérias. Aparentemente e tudo leva a crêr que existe um grande esquema nesse sentido e que, só veio a tona mediante a denúncia do empresário.
O escândalo não deve ficar retrito apenas aos dois secretários envolvidos, deverá atingir outras secretarias e, até mesmo, respingar no Prefeito, afinal quem é o responsável pela nomeação dos mesmos.
Realmente, em time que "está ganhando" não se mexe. o problema é quando alguém está ganhando as custas do erário público.
Quando afirmo que as apurações não devem se retringir aos dois secretários, quero dizer que ela envolve, também, a secretaria responsável pelos pagamentos.
Raciocinem comigo:
- Alguém emitiu uma nota por serviços que não foram prestados - crime
- alguém recebeu por esses serviços - crime
- alguém pagou por esses serviços "não prestados" - negligência

Algumas perguntas precisam ser esclarecidas:
A quem cabe apurar os fatos denunciados?
Serão afastados de imediato os envolvidos?
A Cãmara dos Vereadores irá cumprir sua obrigação em acompanhar, apurar os fatos e, mais, terá coragem de, no uso de suas atribuições, instaurar uma nova CEI?
Como os pagamentos são feitos através de cheques nominais:
- quem recebeu o pagamento?
- onde foi feito o depósito? quem foi o beneficiário?
- quem autorizou o pagamento?
- quem assinou o cheque?

Além disso outra questão vem a tona:
- não há como se ter ciência do efetivo cumprimento da obrigação antes de se efetuar os pagamentos?
- o que a secretária de esportes têm a ver com a secretaria da saúde?
- como a maior parte das verbas da saúde são oriundas do governo federal, haverá a intervenção do Ministério Público, estadual ou federal?
- alguem será responsabilizado por esses atos ou, mais uma vez, será tudo varrido para debaixo do tapete como foi na CEI de 2004?
Só o tempo poderá dizer e mostrar quem é quem nesta história.

Fonte: JORNAL ITANEWS (para aqueles que queiram ter maiores informações corram para as bancas pois acho que não irá durar muito nas prateleiras, a menos que o Kiko resolva fazer uma edição extra)
Não sei.
Uma coisa é certa, se esse esquema só veio a tona mediante denúncia, quantos outros casos podem existir? Qual o real prejuízo causado aos cofres público?

2 comentários:

Mario Santanna disse...

Nao tem jeito mesmo.Onde tem tucano envolvido tem maracutaia.Pobre estado de SP.Ja faz mais de 20 anos que eles estao dilapidando este estado.....ACORDA PAULISTA e tira essa corja do poder........

takeyuti disse...

O maior problema dessa história toda é sentir a prepotência e a quase certeza de impunidade dos personagens envolvidos nesse escândalo. Enquanto a população agoniza em meio a crise e péssimos serviços públicos, os "sanguessugas" agem indiscriminadamente pois se acham os donos dos cofres públicos.