domingo, 18 de janeiro de 2009

NOTAS FRIAS

O escândalo da nota fiscal de R$ 23 mil emitida e paga contra os cofres da Prefeitura Municipal de Itapeva e, cujo serviço não foi prestado, me leva a conjecturar se é a única de sua espécie.
O caso em tela também faz pensar desde quando isso ocorre. O caso desta nota fiscal agrava o caso pois, segundo matéria do jornal "chapa branca" Folha do Sul, a data da mesma remonta a Setembro e 2008, ou seja, em plena campanha eleitoral. Nesta mesma reportagem, o Secretário dos Assuntos Jurídicos, afirma que, por enquanto, só uma secretaria estaria envolvida no caso. Pode até ser, mas os nomes envolvidos, envolvem outras secretárias.
Pergunto: todas as secretarias resistiriam a uma auditoria detalhada?
É de conhecimento público os desvios de dinheiro dos cofres municipais no passado e, o caso atual só vem mostrar que a prática desses atos é comum.
Tivesse ou nao conhecimento dos fatos, o Prefeito reeleito é, moralmente falando, tão responsável quanto seus "homens de confiança", principalmente por sempre ter se gabado que "aqui, ninguém faz nada sem eu saber".
Outras perguntas que martelam minha mente: qual a atitude dos vereadores eleitos em relação ao fato degradante? Irá o sério e digno recém eleito Presidente da Cãmara, que ficou conhecido como "arauto da moralidade política de Itapeva", tomar as providências necessárias para que se instaure uma CEI? Terá ele coragem, digna do sangue espanhol que trás nas veias, de apurar tudo o que ocorreu? Exigirá, de agora em diante, a apresentação de todas as notas emitidas contra os cofres públicos municipais para conhecimento e aprovação da casa de leis, cumprindo dessa forma o motivo da existência da Câmara dos Vereadores? Ou permitirá que os "Romildos Rosas" continuem a pilhá-los?
O processo administrativo instaurado, segundo o secretário Rossi, levará cerca de 7 dias (por minhas contas o prazo finda na terça feira) para indicar os responsáveis e indicía-los para que se defendam. Como aqui em Itapeva tudo depende do quanto o "rabo está preso", muitos podem se safar do P.A., mas não se safarão do julgamento popular e das garras da Justiça, pois o MP deve, por obrigação, estar acompanhando e aguardando.
Ainda, segundo o Jurídico da municipalidade, os secretários citados não foram encontrados pois estavam viajando (o que não é totalmente verdade pois, ao menos um dos envolvidos foi visto na quinta feira passada) e, dessa forma não foram ainda, ouvidos. Balela, era obrigação convocá-los com urgência (tipo "larguem tudo e venham para Itapeva") mostrando, de verdade, quem manda em quem e no quê, ou então, no mínimo, afastá-los e, porque não dizer, exonerá-los, afinal trata-se de cargo em confiança e, o simples fato ocorrido já quebrou a confiança, ao menos da população.
A impressão que fica é que estão empurrando o caso com a barriga para, mais uma vez, contar com a memória curta da população. Eu ao menos, não esquecerei.
Como devem saber o senhor prefeito e o senhor presidente da Câmara Municipal, a obra "O Principe" de Maquiavel é de leitura obrigatória de todo governante e, neste caso, devem ter ciência de um dos conselhos nele constante:
"MANTENHA OS AMIGOS PRÓXIMOS E, OS INIMIGOS MAIS PRÓXIMOS AINDA".
O problema ocorre quando o amigo é o verdadeiro inimigo e, com amigos assim, quem precisa de inimigos?
A situação é tão desagradável e atinge de forma tão direta a atual administração que, ao melhor estilo Lula mandam apurar, mas já antecipam que "não sabiam de nada".
VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA!
Os secretários da saude, dos esportes e das finanças, além do Sr Prefeito, devem satisfações à população. Um por ter emitido a nota de empenho, outro por tê-la sacado, outro por tê-la pago (a secretaria de finanças também em sua parcela de responsabilidade, pois qualquer financeiro só deve efetuar um pagamento se comprovado o serviço. Há, portanto, negligência do pagador)e, finalmente, o comandante geral que, quer queira ou não, é o reponsável por tudo e, por todos.
Afinal, quem os nomeou?

Nenhum comentário: