terça-feira, 11 de novembro de 2008

EU TIVE UM SONHO!



A eleição de Barack Hussein Obama para Presidente da República dos EUA é um marco na história da humanidade e, principalmente americana.
Seria impensável há uma, ou duas décadas atrás tal acontecimento. Quando Obama nasceu, 47 anos atrás, os negros americanos não votavam e, se voltássemos 150 anos, ele, provavelmente, seria propriedade de algum senhor no sul do país.
Mas não é apenas pela cor de sua pele que Obama surge como símbolo, seu nome também causaria mal estar em um passado recente, afinal, quem em sã consciência poderia imaginar um Presidente americano com um nome de origem árabe após os ataques de 11 de Setembro?
Porém, o mais impressionante é o fato que Obama foi eleito pelo voto maciço da maioria branca (os negros são apenas 13% do eleitorado).
A eleição de Obama, mais que mostrar que os americanos querem mudanças, vai além do que Martin Luther King sonhou e lutou. Martin sonhava com a igualdade entre negros e brancos,mas com certeza, não imaginava que um dia, um irmão de cor, seria eleito Presidente dos Estados Unidos da América.
Em seu último discurso antes de morrer (abaixo transcrito), Martin Luther King segundo alguns, previa sua morte. Vou além, ele tinha certeza de sua morte e, ela era previsível.

"Temos de enfrentar dificuldades, mas isso não me importa, pois eu estive no alto da montanha. Isso não importa. Eu gostaria de viver bastante, como todo o mundo, mas não estou preocupado com isso agora. Só quero cumprir a vontade de Deus, e ele me deixou subir a montanha. Eu olhei de cima e vi a terra prometida. Talvez eu não chegue lá, mas quero que saibam hoje que nós, como povo, teremos uma terra prometida. Por isso estou feliz esta noite. Nada me preocupa, não temo ninguém. Vi com meus olhos a glória da chegada do Senhor".

Martin Luther King deve estar feliz onde quer que esteja, pois finalmente seu sonho se realizou ( ... Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter.").

Nenhum comentário: