quinta-feira, 24 de julho de 2008

ESTÁ EM DÚVIDA, SENHOR ELEITOR?

Sabemos que existe um número grande de eleitores indecisos.
Não é preciso ir muito além de um passeio pelas ruas de Itapeva para constatar que o número de indecisos está muito acima do esperado. Todos os candidatos têm seu próprio eleitorado. Nas três pontas desse triângulo temos candidatos com bases eleitorais diferenciadas. Cada um deles tem méritos e defeitos, alguns mais defeitos que méritos e, é exatamente isso que fará a diferença.
A cada pleito podemos perceber, nítidamente, que o eleitor está cada vez mais politizado, mais atento. Já não acredita em abraços e sorrisos em vésperas de eleições, não se deixa mais enganar por obras de última hora, aliás, adoram saber que algo está sendo feito para minimizar seus problemas, então que venha de onde vier, desde que venha, mas o voto..ah, o voto, isso são outros quinhentos.
Em recente diálogo com um candidato da coligação pela reeleição, ouvi deste que a próxima eleição é, a bem da verdade, um plebiscito onde a população irá dizer se aprova ou não a atual administração e que, os demais candidatos nada mais são que opções secundárias de manor expressão. Disse também que é necessário aprender a ler números e, que as pesquisas indicam que "o homem" (palavras dele) está subindo, subindo.
Pesquisa não ganha eleição, nunca ganhou. Quem sobe, desce, quem está embaixo, pode subir. Nunca podemos menosprezar os adversários e, até certo ponto é natural que aquele que detém a máquina nas mãos esteja na dianteira. Mas para se vencer um pleito, o detentor da máquina deve estar muito a frente. Não basta uns pontinhos a mais, é necessária uma margem segura, pois certamente irá cair.
Quem realmente irá decidir essa eleição serão os eleitores indecisos, aqueles que ainda estão aguardando o plano de governo de cada um dos candidatos, para que possam distinguir a realidade das promessas vãs. Esse tipo de eleitor é aquele que não tem ainda opinião formada, mas que analisa cada um dos candidatos, quem eram e quem são hoje, seus atos de outrora e suas atitudes atuais, sua forma de pensar Itapeva.
Mas, mais importante que a pessoa do candidato, esses eleitores analisam as pessoas que cercam cada um dos candidatos pois, a bem da verdade, são essas pessoas que irão ajudar a governar Itapeva. Em minha opinião, não só os eleitores indecisos deveriam fazer isso, todos os eleitores deveriam preceder de forma igual.
Uma análise mais apurada das pessoas que cercam cada um dos candidatos dará ao eleitor a possibilidade de visualizar melhor o futuro. Decidir que se quer manter as mesmoas pessoas de sempre dirigindo a política itapevense, ou se anseiam por mudanças. Aliás eleições servem exatamente para isso: entregar ao cidadão comum o poder de decidir se quer ou não o continuísmo de algumas pessoas.
Não se trata de plebiscito, pois não falo de indivíduo, mas de indivíduos. Além do mais não temos em Itapeva apenas dois candidatos. Nunca nos esqueçamos da força do sempre combativo PT que elegeu seu candidato na última eleição. Pensando bem, não elegeu... foi usado pelo candidato como trampolim para obter o poder máximo municipal e depois descartado, como se, casca de banana fosse.
Como estava dizendo, quem irá decidir essas eleições não serão os candidatos e sim, aqueles que os cercam... alguns trazem credibilidade, outros desconfianças...é pagar para ver se alguém alçou vôo e encontra-se em céu de brigadeiro.
O eleitor dirá.

Nenhum comentário: