terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dilma tem maior índice de rejeição, com 40%, diz CNI/Ibope

O índice da pesquisa CNI/Ibope que mede a rejeição dos candidatos apontou 40% para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, provável candidata do PT nas eleições do ano que vem.

A pesquisa divulgada nesta terça-feira perguntou aos entrevistados quais candidatos conhecia, em quais votaria e em quais não votaria "de jeito nenhum". Os mais conhecidos entre a população - governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o deputado Ciro Gomes (PSB) - apresentaram as maiores probabilidades de voto e as menores rejeições.

Dos entrevistados, 66% conhecem Serra, 60% votariam nele e 30% não votariam nele "de jeito nenhum". Já em relação a Ciro, 45% conhecem, 49% votariam nele e 33% não votariam de jeito nenhum.

Quando a pergunta é feita em relação Dilma, apenas 32% dos ouvidos conhecem a ministra, 32% afirmam que votariam nela e 40% dos entrevistados afirmam que não votaria de jeito nenhum.

Um dos analistas da pesquisa, Amauri Teixeira, no entanto, afirma que ainda é "muito cedo" para se dizer que a candidata estaria "fora" da disputa por causa deste resultado.

"Faltando pouco mais de um ano para as eleições, essas informações devem ser analisadas com atenção, dada a diferença expressiva de conhecimento entre os concorrentes", diz o texto da pesquisa.

Um cenário semelhante ao de Dilma aparece para Heloísa Helena (Psol): 30% conhecem, 31% votariam e 40% não votariam. Já Aécio Neves é conhecido por 27% dos entrevistados, 28% votariam nele e 37% não votariam de jeito nenhum. A senadora Marina Silva é conhecida por 18%, 22% votariam nela e 37% não votariam de jeito nenhum.

Um comentário:

Anônimo disse...

Popularidade de Lula sobe para 81% e Serra cai 4 pontos
Enquanto a grande imprensa tenta desesperadamente carimbar a pesquisa CNI/Ibope como uma má notícia para o bloco governista, os números mostram que é a oposição quem deveria se preocupar com os resultados. A pesquisa não apenas mostra que a popularidade do governo Lula continua nas alturas, com a aprovação ao presidente alcançando 81%, como também mostra que o principal candidato da direita, José Serra (PSDB), perdeu intenções de voto, caindo de 38 para 34% dos votos.

A pesquisa revela ainda que, na cabeça do eleitor, não está consolidada a identidade dos candidatos com os programas que eles representam. Esse dado fica evidente no contraste entre a aprovação do governo (69%) e a intenção de voto da candidata Dilma Rousseff (18 a 14%) que representa a continuidade deste governo. A oposição também não consegue mostrar-se como alternativa programática, já que quando seu candidato preferencial (José Serra) é substituído pelo também tucano Aécio Neves, as intenções de voto da oposição de direita despencam de 34 para 12%.