sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A FORÇA POPULAR!

Na noite de ontem tive um momento único em minhas passagens pela Câmara Municipal. Como sempre faço cheguei em cima da hora e, qual a minha surpresa em ver a casa do povo com suas dependências totalmente tomada pelos cidadãos itapevenses.
Eram pais, alunos e professores da EE Zulmira que alí presentes reivindicavam um direito justo e legítimo, o de permanecer estudando naquela escola.
É melhor explicar para não confundir.
Existia um planejamento para remanejar o ensino médio do Zulmira para o Nicota Soares. Isso significava que os alunos de 1ª a 3ª série seriam transferidos para o Nicota Soares já que parte dos alunos desta instituição de ensino haviam sido transferidos para a nova escola Izis Piedade.
Isso tudo acontecia silenciosamente, mas a informação vazou e, os pais e alunos tiveram conhecimento desta pretensão da secretaria de Ensino em comum acordo com a Diretoria de Ensino e, decidiram lutar para permanecerem no Zulmira.
Assim, chegamos na noite de quinta feira e com casa lotada receberam a notícia de que não mais seriam transferidos e que tudo não passou de um estudo.
Vitória da união, vitória da força popular!
Mas, não nos deixemos enganar. Se não tivessem se unido e lutado por seus direitos tal qual fizeram, se a informação não tivesse vazado, com certeza só saberiam disso quando da matrícula em 2010, pois é assim que agem, sempre na surdina, na calada da noite. Não fazem questão alguma de levar em consideração o que é melhor para a população, mas o que é mais conveniente para o poder público.
Ficou demonstrado que com a sociedade organizada, não há detentor do poder que resista. O povo elege, o povo tira. Quando, nós cidadãos itapevenses aprendermos a força que temos e, de forma organizada e unidos por um ideal comum, podemos mudar tudo.
Nem secretaria de educação, nem diretora de ensino estiveram presentes alegando compromissos. Enviaram então um oficio afirmando que tudo não passava de um mal entendido e que tudo não passava de um estudo.
Me engana que eu gosto!
Explicassem isso pessoalmente, ou então, enviassem alguém para tanto, pois não ter coragem de encarar o povo é mote de covardes e, quem detém o poder deve encarar o povo de frente quando erra, pois da mesma forma que se encantam com os aplausos, devem ter humildade para admitir os erros.
Que o acontecido sirva de lição aos cidadãos itapevenses. Unidos somos fortes e, o mais importante, não devemos nos acomodar com a vitória de uma batalha, pois a guerra se prolonga todos os dias de nossas vidas e, se fizermos da luta do meu irmão a minha, mudaremos o mundo.

Nenhum comentário: