domingo, 8 de agosto de 2010

Ainda sou um analfabeto!

Sempre me considerei uma pessoa esclarecida. Desde menino sempre me interesei por ler muito e, assim, devorava livros, revistas e, todos os dias lia ao menos dois jornais.
Assim cresci e me transformei em uma homem extremamente crítico e exigente.
Me achava o bam bam bam, me achava no direito de tecer críticas a toda e qualquer barbárie cometida, principalmente as cometidas pelos nossos representantes políticos, sem o entanto, me envolver diretamente.
Um dia, alguém me disse: "se você quer mudar as coisas no mundo da política, você tem que agir dentro dela, nunca fora. É facil falar sem se envolver diretamente, é fácil criticar e não agir". Essa mesma pessoa me perguntou se me achava suficientemente educado e, respondi que sim. Também me perguntou se eu me achava educado politicamente , respondi novamente que sim e, então, me arrastou para fente de seu computador e me mostrou um texto, o qual reproduzo agora:

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguer, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, malandro, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

A cada palavra que lia, uma tansformação ocorria em minha mente, a cada frase que se completava a verdade contida me incomodava e, ao terminar, cheguei a conclusão que todo os meus anos de leitura e estudo, de nada valiam, pois por mais que tenha recebido uma educação de qualidade, anda me faltava o mais importante: participar ativamente da vida de minha Cidade, Estado e de minha Pátria.
Dessa conversa surgiu a decisão de tentar mudar o mundo, de lutar todos os dias, por dias melhores. Desse dia em diante me engagei em uma luta para fazer as coisas acontecerem de forma diferente e, adentrei na política, mas ainda não me considero alfabetizado politicamente, afinal, faz apenas dois anos que entrei nesta sala de aula.
Nesses dois anos, se há algo que aprendi, isso foi a nunca mudar,a não se deixar seduzir pelo poder, que iremos ter inúmeros adversários, mas que nunca devemos vê-los como inimigos, pois aiimizade implica em ódio e, isso não quero sentir nunca.
Aprendi que idéias e ideais fazem companheiros mas, ter princípios faz amigos.
Aprendi que muitas pessoas irão se aproximar com segundas intenções e qe, mais cdo ou mais tarde, irão me apunhalar. Mas, o mais importante de tudo é que estou aprendendo é que o mndo não irá mudar, se não conseguir ajudar a mudar o pensamento das pessoas que me cercam, pois só pensando, analisando e decidindo é que seremos capazes de mudar esse mundo deplorável que tanto combatemos.
Este ano é ano eleitoral e, a nossa decisão pode significar a mudança ou continuidade de tudo que está aí. Se você está feliz com tudo, vote nos mesmos, se não, conheça os demais candidatos, analise seu perfil, suas intenções e, mude.
Eu, particularmente, estou cansado da mesmice, principalmente, aqui no Estado de São Paulo, o mais rico estado da nação e, ao mesmo tempo, o pior administrado nos ultimos 20 e tantos anos.
Isso é o bom da democracia: poder mudar de opinião a cada quatro anos.

Nenhum comentário: