quinta-feira, 11 de março de 2010

ESTÁ CHEGANDO A HORA DA RENOVAÇÃO.

Uma das coisas que mais se ouve por aí se refere a insatisfação popular em relação a atuação de nossos parlamentares.
Até aqui foram 3 anos de escândalos e negociatas, no mínimo, estranhas entre os parlamentares. No entanto, a se confirmar a mesma ocorrência das últimas eleições em 2006, é certo que cerca de 60% dos atuais deputados estaduais e federais deverão continuar por lá em 2010.
É uma velha história, conhecida de quase todos, de que o cidadão reclama, mas não pensa. Na hora do voto, não analisa a atuação daqueles que hoje ocupam uma cadeira no legislativo, só conseguindo enxergar aquilo que lhe permitem enxergar.
Essa é uma verdade incontestável!
De quatro em quatro anos surge uma oportunidade única, de renovação e de poder extirpar da vida pública, pessoas que se escondem por trás da figura de um parlamentar, usando a posição com se um escudo fosse para escapar de processos e responder à justiça por seus malfadados atos.
Acreditamos que, se a regra de uma única reeleição, valesse também para o legislativo, o processo de renovação e escolha dos melhores, seria mais simples. Como nossa legislação eleitoral não prevê isso e, como não há vontade política em se impedir a candidatura de pessoas em dívida com a justiça, o que vemos por aí é uma série de pessoas se escondendo, ou querendo se esconder, à sombra da imunidade parlamentar que, é um outro absurdo previsto na legislação brasileira.
Em nenhum outro lugar onde a democracia está consolidada, a figura da imunidade parlamentar se presta a proteger aquele por ela beneficiada de perseguições injustas. Aqui, essa proteção foi ampliada a ponto de impedir que um parlamentar responda por crimes comuns.
Mas, está chegando a hora de poder renovar e esperamos do cidadão apenas um pouco de consciência política na hora de depositar o seu voto em alguém. Analise a vida dessa pessoa como homem público, analise seus atos quando no poder. Com certeza ficará mais fácil escolher.
Por aqui, pelas terras de Furquim Pedroso, o que esperamos é que a população de nossa tão esquecida e maltratada região sudoeste invista em nossos próprios candidatos, os elegendo e ganhando um mínimo de respeito e representatividade que tanto merecemos

Nenhum comentário: