quinta-feira, 23 de julho de 2009

UTILIDADE PÚBLICA: GRIPE SUINA AVANÇA PELO ESTADO.

Já são 12 as mortes por causa do vírus influenza H1N1, conhecida como gripe suina, no estado de São Paulo.
Os óbitos ocorreram nas cidades de Osasco (3), São Paulo (Capital) (4), Valinhos (1), Indaiatuba (1), Botucatu (1), Grande AC (1) e, o último caso foi confirmado em Itapetininga, há 100 km de Itapeva.
Os sintomas da gripe suina são parecidas com a gripe comum -dores de cabeça, coriza, dores pelo corpo, dificuldade para respirar - e só pode ser constatada através de exames laboratoriais. O período de encubação é de 7 dias e, a duração dos sintomas podem persistirem por mais 7 dias. O tratamento é o mesmo da gripe comum, mas deve ser feito com acompanhamento médico.
Em caso de gripe forte, procure o pronto atendimento e siga a risca o tratamento indicado pelo médico.
Entendam que o vírus sozinho não é o que pode levar ao óbito, mas pode sê-lo ao ser associado a outras doenças, tais como pneumonia, bronquite, anemia, diabetes, pois é extremamente agressivo. Os maiores grupos de risco são crianças até 6 anos e os idosos, mas a maioria dos casos tem ocorrido na faixa dos 21 aos 40 anos, ou seja, pessoas com maior possibilidade de locomoção (viagens).

Precauções:

1- Mantenha a casa arejada;
2- Evite aglomerações e lugares fechados;
3- Lave as mãos e o rosto com água e sabão sempre que entrar em casa - a forma correta é esfregando os vãos dos dedos, as palmas das mãos, o dorso e as unhas-;
4- A transmissão se dá em contato direto com a saliva ou muco do nariz do infectado. assim se você apresenta sintomas de gripe evite ficar beijando crianças e, sempre que espirrar evite fazê-lo em direção as pessoas que estão a sua volta.
5- Em caso de confirmação da gripe suina, a pessoa deve ser recolhida ao hospital mais próximo para acompanhamento, suas roupas e objetos pessoais devem ser lavados e desinfetados;
6- Em caso de contato com pessoas infectadas pelo vírus, as pessoas devem ser mantidas em isolamento doméstico pelo período de 7 a 10 dias;

O melhor remédio é seguir as recomendações 1,2 e 3.

ASSISTENCIALISMO, UM MAL QUE PRECISA SER PODADO.

Alguns irão tentar usar essas minhas palavras de forma contrária, mas sou um cidadão que vê com olhos preocupados essa interdependência criada por nossos políticos para amarrar nossos cidadãos.
Tenho acompanhado de perto as sessões da Câmara Municipal e ouvido as inumeras reclamações dos vereadores em relação ao atendimento ao público. Muitas pessoas procuram o legislativo em busca de socorro, coisas que são obrigações do poder executivo, de quem gerencia o município.
Neste atendimento assistencialista, o legislativo acaba por deixar de lado suas verdadeiras funções que são as de criar leis, fiscalizar os atos do executivo e propor melhorias.
Mas, só conseguiremos mudar isso se tivermos consciência de que nós precisamos mudar.
Assistir a população é função do prefeito em exercício. Ele é a pessoa capaz de mudar o destino das pessoas durante seu(s) mandatos, mas para isso, é preciso disposição, trabalho sério e uma equipe competente.
Tenho pregado que é passada a hora de mostrarmos a força de nossa cidade e região. Temos condições de elegermos os filhos dessa terra e, quando voltei para ela, não consiguia compreender o porque de não termos a representividade que mmerecemos.
Passados quase seis anos de meu retorno, eu que havia vivido minha vida alheio ao envolvimento político -apesar de crítico- pude notar que, por aqui, a política ainda vive nos mesmos mldes do famigerado jeito coronel de pratícá-la. Aqui o podr político passa de pai para filho, os mandos e desmandos os seguem enquanto os municipios ficam reféns de uma política tacanha e frágil o que, por sí só, reflete no abandono e fragilidade da região sudoeste do estado.
A desunião e a falta de conscientização popular acaba por dar centenas, milhares de votos para candidatos sem nenhm compromisso para com nossa região quando das eleições para deputados. E pior, esses candidatos, contam com o apoio inconteste de nossos vereadores, prefeitos e demais autoridades. Isso acaba por nos enfraquecer ainda mais.
Um exemplo dessa fraqueza está na não criação da 16ª Região Administrativa, cuja sede seria instalada em Itapeva. Ela está lá, aprovada após a derrubada do veto do finado Governador Mario Covas, amarelando pelo passar do tempo e esquecida em alguma gaveta. Sem representatividade, sem alguém comprometido com a Região, ela alí permanecerá.
Essa questão da 16ª Região é um assunto a ser debatido com mais detalhes, ao menos da parte que hoje represento mas, de qualquer forma, é incompreensível o temor que muitos de nossos políticos têm da sua criação. Aliás, é até suspeita essa falta de empenho por parte deles. Seria porque, junto com a instituição viriam, por obrigação, todos os órgãos públicos necessários ao seu bom funcionamento, tais como Delegacias da Receita Federal, Estadual, Polícia Federal, entre outros?
Estão se aproximando as eleições para representantes ao legislativo estadual e federal e, eu só peço para vocês que pensem bem em quem merecerá a sua confiança: alguém que só se lembra que existimos em época de eleições, ou um filho da terra que terá que dar a cara para bater? Mudar seu futuro, elegendo nossos próprios representantes, ou permanecermos na esperança que, após eleitos, os candidatos de fora, se lembrem de nós?
FIQUE COM A SUA CONSCIÊNCIA.

NOVO SECRETÁRIO DO PSB LANÇA LIVRO



O companheiro e amigo JAIR CARVALHO lança seu livro - O SEGREDO DA ÁRVORE- nesta sexta feira, 24.
O evento se dará na Livraria Nobel a partir das 18:30.
Contamos com o seu comparecimento.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

UM LIVRO QUE ABALA AS ESTRUTURAS DO PODER!





É COM ENORME PRAZER QUE RECEBEMOS O LANÇAMENTO DO LIVRO DE MEU AMIGO RÉGIS MENDOÇA, AO QUAL TIVE O PRAZER DE LER COM ANTECEDÊNCIA E DAR MEUS PITACOS.
TRATA-SE DE UMA HISTÓRIA BASEADA EM FATOS REAIS VIVIDAS PELO AUTOR E QUE MOSTRA A FORÇA DO PODER EXERCIDO PELA COROA ESPANHOLA PARA SE APOSSAR DE UM ACERVO DE OBRAS DE ARTE PERTENCENTES AO DUQUE DE HERNANI.
NÃO SE ESQUEÇAM DE PROCURÁ-LO NAS LIVRARIAS A PARTIR DO DIA 02/08.
PARABÉNS RÉGIS!